sábado, 5 de novembro de 2016

#2

     "(Tentando) Crescer e aprender." Foi este o titulo que me chamou a atenção enquanto fazia scroll no facebook. Curiosa (como sempre), decidi ir bisbilhotar e eis que encontro um texto com o qual me identifiquei a 300%. Só depois reparei que era de uma rapariga que tinha sido minha colega na Associação de Estudantes. Bem, fiquei de tal forma encantada que me senti na obrigação de lhe mandar uma mensagem a partilhar o meu gosto por ter lido aquilo. Nada efusiva, eu sei. Mas eu tenho uma meticulosa mania de viver tudo de uma forma exageradamente à flor da pele.  Mas estava tão bem escrito e parecia mesmo que todos os meus pensamentos estavam ali descritos! E sim, também sei que é tudo uma questão de estado de espírito e da predisposição que estamos para sentir e ver as coisas. 
      Com isto tudo, acabei por me perder a ler alguns textos e reparei que a rapariga encontrava-se a realizar um desafio que a mim também me chamou a atenção. O desafio consiste em mergulhar no-que-me-der-na-cabeça e inspirar-me em 30 diferentes temas (assim até parece que  a minha vida é tão desinteressante que precise de me inspirar em outros âmbitos...):



1. Describe yourself from your pet’s point of view.
2. Share the most incredible thing you’ve ever seen in the most boring tone possible.
3. Provide your stream of consciousness during the the worst nightmare you’ve ever had.
4. Write about leaving home.
5. Pick ten sayings for a fortune cookie that you would never want to see come true.
6. You wake up with a key gripped tightly in your hand. How did you get this key? What do you do with this it?
7. Write a compelling argument pushing the worst advice you’ve ever been given.
8. Describe heartbreak.
9. Give 14 pieces of advice to a teen who is graduating high school.
10. Write the autobiography of the life you weren’t brave enough to lead.
11. Write a love story from end to beginning.
12. Pick a person you can’t stand and write a letter describing every wonderful thing about them.
13. Write a love scene from the point of view of your character’s hands.
14. Turn the thing that makes you the angriest into a poem.
15. Write about the way things should have been.
16. Write your own obituary honestly.
17. The person you loved who didn’t love you back.
18. A coffee date with the person you were a year ago.
19. The horrible secret the grocery clerk was hiding.
20. Write a love story starring your algebra teacher.
21. Write a letter to your future self.
22. Write about writing.
23. You approach a stranger on the street and ask them to tell you one thing they have never told anybody. What do they tell you?
24. You only have room for 5 things on your bucket list – what are they?
25. Describe the exact day you just had, but from the point of view of a psychopath.
26. Personify regret.
27. Write the back cover of the fiction novel that is based on your life in high school.
28. Detail the adventures of a day where you say “Yes” to everything.
29. How do you feel about love these days?
30. Write ten facebook status updates written by yourself in 2025. 

    De entre 30 achei logo que deveria começar por aquele que irá retratar a minha vida na faculdade numa contracapa de um livro. Digo de passagem que os meus últimos 3 anos dariam, sem dúvida, uma série de ficção.
    Mas posso começar pelo dia das inscrições. A minha faculdade tem 2 pólos. Mas eu só descobri isto no final do dia das inscrições! E como? Cheguei ao polo principal (que julgava ser o único da faculdade) por volta das 11h da manhã. Eram 16h quando chegou a minha vez. Fui atendida delicadamente nos serviços académicos com um "O seu curso não é leccionado aqui. É no outro polo (que fica a 20km daqui). É lá que tem de efectuar a inscrição". Hm, ok! Ainda bem que tinha tirado a carta há menos de um mês e aquela foi a minha primeira viagem a quase 200km de casa! E ainda bem que a secretaria do outro polo fechava em meia hora. Poderia ter ficado quieta e pernoitar naquele dia e ir fazer a inscrição no dia seguinte, com calma. Aproveitava o resto da tarde de calor que fazia para ir passear e conhecer um bocadinho da cidade que me ia acolher nos tempos seguintes. Ia tomar um café e rir-me à  gargalhada enquanto recordava que tinha adormecido naquela manhã. Numa sala dos serviços académicos. Cheia de novos alunos do Técnico. De boca aberta a babar-me. Ou sentar-me num banco do jardim e meditar que finalmente já me estava a tornar adulta, ia viver sozinha, longe do papá e da mamã e que era altura de atinar... Mas não! Claro que a minha pessoa achou que precisava de um pouco mais de adrenalina naquele dia. Estava acompanhada por uma (grande) amiga que decidiu seguir as orientações de um GPS do telemóvel de ultima geração (not) enquanto eu conduzia.  E por ali foi, no meio de uma cidade que conhecíamos perfeitamente, sem trânsito nenhum e na maior das calmas. Sem sequer pensar na minha vasta experiência de largos anos a conduzir... Na realidade não correu assim tão mal. 
Mas é só porque sou abençoada a cada dia que passa pelo meu anjo da guarda e afinal a minha viagem a Lisboa não foi em vão. E também porque esta minha eterna amiga que me acompanhou no primeiro dia na minha faculdade é a eterna escuteira. Mas daquelas de coração enorme!      
<3 c="" enfim="" font="" l="" me="" style="font-family: verdana, sans-serif;">    Consegui inscrever-me e a verdade é que ainda por lá continuo. À espera do dia em que deixe de estar inscrita, para sempre.
    Semanas depois, lembro-me de estar num auditório e a meio de uma aula de Cálculo I. Estava tão concentrada que me foquei na conversa que estava a decorrer exatamente atrás de mim:
"Não tenho comida nenhuma, tenho de ir às compras.. E não sei bem como porque ainda não percebi os autocarros da zona". Isto dito numa voz melancólica, como se de uma criança da Etiópia desesperada se tratasse.
Mais uma vez decidi meter o nariz onde não era chamada e virei-me para trás, como se de alguém conhecido se tratasse "Eu posso trazer-te comida amanhã! Tenho arroz e salsichas". Eu juro que pagava para ter aqui comigo uma fotografia da cara da rapariga daquele momento. A verdade é que hoje é das minhas melhores amigas, das pessoas com quem mais me identifico e mais prezo. Foi para mim uma irmã desta etapa com quem tive o prazer de partilhar praticamente um milhar de dias.  E garanto-vos que no dia seguinte apareci com um pacote de arroz e salsichas :P .
    Poderia ficar um dia inteiro a retratar as histórias das quais fui protagonista durante o meu tempo de vida na faculdade. E outro tanto a retratar aquelas em que fui só  bastidora. Mas o mais certo era passar mais tempo a escreve-las do que o tempo que demorei a tirar o curso, portanto é melhor ficar por aqui :-)

Um comentário:

  1. Não acredito que adormeceste no dia das inscrições ahaha.
    És linda amiga :')

    ResponderExcluir